sexta-feira, 4 de março de 2011

Contação de histórias

"[...] A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação [...]".Ana Mae (1991, p. 10):


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contar histórias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental é primordial, pois permite o aluno a imaginação, a criatividade, a criticidade, e a se interessar pela leitura e o  raciocínio lógico. Contar história com prazer, não por rotina, leva o aluno a sentir prazer de ouvir e até mesmo contar história.
Como se preparar para contar uma história?
- Deve ler e reler a história várias vezes, passar e repassar a história em voz alta. Não é decorar, mas conhecê-la a ponto de fazer até algumas reduções ou acréscimos.
-  Posso utilizar vários recursos para ilustrar a história desde figuras a objetos e música.
-  A história deve ser contada de acordo com a idade, não se deve usar diminutivos a não ser que alguma parte da história peça. Não deve ser lida mecanicamente, mas dar ênfase nas pontuações de exclamação e interrogação, dar pausa quando se falar então...  e  sussurrar quando o personagem fala baixinho ou estiver pensando, e pode também mudar a voz com a fala dos personagens, desde que tenha esse domínio.
- A partir da história poderá trabalhar várias atividades: Desenho, massa, cerâmica, teatro.
Selma, Sandra, Chiliene, Cinthia, Chiliene, Maria José e Nadime

Nenhum comentário:

Postar um comentário