quinta-feira, 24 de março de 2011


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Falar sobre orientação sexual, gravidez na adolescência, é uma questão bastante atual e presente no cotidiano de todos os profissionais da educação a postura a ser adotada, dentro da sala de aula.
Como por exemplo, a gravidez na adolescência que é uma fase da vida que não depende da idade da mulher, poderá ocorrer a qualquer momento de sua vida, e representa um período de relativa importância e muitos significados.
Mas, a gravidez de adolescentes poderá trazer preocupações à sociedade, pois a maioria dos jovens encontra-se despreparadas para enfrentar o mercado de trabalho, e poderá torná-los marginalizados agravando o quadro de pobreza do país, pois a gravidez e adolescência são períodos críticos da vida.
Para Sarmento (1990), a vivência da maternidade durante a adolescência torna-se mais complicada, pois a exigência que aparecem na busca da identidade do adolescente, acrescenta-se à grande exigência do “torna-se mãe”.
Podemos imaginar como deve ser difícil enfrentar a adolescência e a gravidez, quando ocorrem ao mesmo tempo. Grave é pensar que essas situações estão, hoje em dia, ocorrendo cada vez mais tanto no Brasil como no mundo. Antigamente, podia-se pensar que era por falta de informações, mais hoje a maioria das pessoas sabem que existem muitos métodos para evitar a gravidez. A maioria dos contraceptivos são baratos e podem ser usados pelos jovens, tendo o acesso facilitado às pílulas anticoncepcionais, ao diafragma, à camisinha.
Devido a todas as transformações psicológicas, fisiológicas e sociais que ocorrem durante a adolescência, é muito comum que os jovens exibam alguns comportamentos de riscos, tais como fumar, usar drogas, ter relações sexuais sem nenhuma medida contraceptiva.
Portanto, é fundamental que tanto a família quanto a escola assumam a responsabilidade de formar e informar às jovens para uma visão positiva da própria sexualidade e tornarem-se capazes para tomadas de decisões maduras e responsáveis.
Pode-se dizer que a orientação sexual oferecida pela escola aborde as repercussões de todas as mensagens transmitidas pela mídia, pela família e pela sociedade.
Alunas: Andréia, Angélica, Cássia, Patrícia, Priscila, Marcela, Eliana

Um comentário: