quinta-feira, 7 de abril de 2011

Excursão Pedagógica dos alunos do 7º Período do Curso de Pedagogia: Praça da Ciência e Planetário de Vitória.

O principal objetivo desta atividade consistiu em articular a prática pedagógica vivenciada nas aulas de Metodologias do Ensino de História, Geografia e Ciências Naturais à experiência vivida durante uma excursão, sobretudo quando esta se orienta, de forma planejada, como ferramenta integradora do processo ensino-aprendizagem.
Na Praça da Ciência os alunos aprenderam, ludicamente, conceitos relacionados a diversas esferas científicas, tais como: Física, Astronomia, Ciências e Educação Ambiental. Conheceram-se, in loco, vários instrumentos lúdico-pedagógicos que podem ensinar e divertir simultaneamente, como: o Sistema Escolar em Escala, o Relógio de Sol, o João-Teimoso, Elevador de Mão, Prato Giratório, Espelho de Som, Gyrotec, etc.
Além das experiências supramencionadas os alunos participaram de Quatro Oficinas Pedagógicas, ministradas pela Equipe da Praça da Ciência, como: Jogo da dengue, Quem é o maior?, Comparando o Volume do Sistema Solar e o Sapinho Equilibrista.
A visita ao Planetário de Vitória, o qual costuma encantar muitos alunos, justificou-se sobretudo por sua principal atração, que é a de exibir, embora simuladamente, o céu noturno. Tal exibição também foi seguida de uma apresentação do Sistema Solar. Com esses momentos, os alunos presentes puderam, por certo, compreender aspectos importantes do universo.


Alunas: Andréia, Angélica, Cássia, Eliana, Marcela,Patrícia, Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário